Como dito, a pesquisa quantitativa apresenta resultados que podem ser quantificados (dados numéricos, por exemplo), o que seria relevante para estudos com um número elevado de amostras.

Na pesquisa quantitativa o objetivo é medir informações sobre um assunto que já é conhecido. Desta forma, os dados coletados apresentam uma natureza mais estatística, sendo os resultados expostos em forma de gráficos, tabelas, etc.

Já a pesquisa qualitativa salienta sobretudo os aspectos dinâmicos e subjetivos, analisando informações mais complexas, como o comportamento, os sentimentos, as expressões e demais aspectos que possam ser observados no objeto de estudo.

Ao contrário da pesquisa quantitativa, a coleta de dados na pesquisa qualitativa é baseada em questionários flexíveis, dando ao entrevistado maior liberdade para expor o seu ponto de vista sobre o assunto em questão. Assim, ao invés de ter como principal característica informações estatísticas e numéricas, a pesquisa qualitativa reúne comentários e narrativas passíveis de múltiplas interpretações.

É uma mistura entre as características da pesquisa qualitativa e quantitativa.

Nesse caso, o estudo pode ser dividido em duas partes. A primeira consistindo na recolha de dados e análise estatística destes; e a segunda numa análise subjetiva de determinada problemática.

Este tipo de pesquisa serve para se verificar quais são as reações das pessoas em relação a determinado assunto ou produto. Antes de fazer uma pesquisa mais específica (com perguntas objetivas), é preciso ter uma noção sobre o assunto pesquisado para realmente se criar um foco no levantamento. Aí que entra este tipo de pesquisa. Na Discussão em Grupo ou Focus Group é que saem informações básicas para pesquisas mais aprofundadas.

Como funciona a pesquisa Focus Group: A pesquisa é feita com um grupo de 8 a 12 pessoas escolhidas de acordo com o produto (em alguns casos, o grupo é heterogêneo e em outros é de acordo com o público-alvo do produto). Elas se reúnem em uma sala com câmeras e começam a debater sobre algum tema proposto pelo moderador. A conversa é livre. Isto é feito justamente para conseguir se retirar todas as informações possíveis em relação aos produtos.

Há algumas variáveis nas pesquisas em Focus Group. Ela pode ser menor, com 4 a 6 pessoas. Aí é chamada de Mini-Focus Group. Os clientes da pesquisa podem de alguma forma observar a discussão. Neste caso é utilizado um vidro espelhado na sala. O moderador pode interromper algumas vezes as discussões. Mas isto não é muito recomendado, pois acabaria interferindo no resultado da pesquisa. Uma discussão destas dura, em média, duas horas.

Ampla pesquisa de opinião a ser realizada com moradores, e ou, consumidores de um determinado município ou região, com aplicação de questionário específico, estratificado por: Sexo, Região de abrangência, Faixa Etária, Grau de Escolaridade, Classe Sócio Econômica, e Ocupação.

  • Pesquisa Politica ;

Tem como objetivo, prever o resultado de eleições, monitorar a imagem do candidato e suas ações. Adquirir  informações necessárias para tomada de decisões, e orientar candidatos em suas campanhas políticas , e definir suas estratégias e ações.
Apoiar tomada de decisões , mudanças de estratégias e confirmação da sintonia entre as partes.

Aceitação do candidato
– Intenção de voto
– Expectativas do eleitor
– Verificar comportamento do eleitor
– Definição do quadro político
– Prever resultados

  • Pesquisa de Mercado;

Tem como objetivo ouvir consumidores e futuros clientes, verificar sua posição em relação a serviços e produtos. Desenvolver planejamento e prospecção de mercado, medir  o consumo e preferências de mercado.
Planejar e desenvolver produtos e estratégias de Marketing. Conquistar clientes e fidelizar consumidores; auxiliar no desempenho de atendimento  e definição de metas.

Hábitos e preferências dos consumidores

• Satisfação do consumidor
• Hábitos, motivações e atitudes do público-alvo
• Desenvolvimento/avaliação de novos produtos e serviços
• Imagem/força de marcas
• Mapeamento e estudo da concorrência
• Eficácia de campanhas publicitárias: pré-teste e feedback
• Estudo de viabilidade de empreendimentos comerciais
• Pesquisa de clima organizacional
• Estudo de viabilidade econômica para investimentos
• Pesquisas de preços
• Cliente Misterioso
• Estudos de Situações Sociais
   Estudo de Fluxo ( Tráfego )
   Pesquisa e Mídia : Rádio / Jornal / Televisão

  • Pesquisa  Administrativa 

Tem por objetivo conhecer as expectativas da população e medir seu grau de satisfação em relação a Administração Pública, e os serviços prestados pelo Poder Público; seus servidores e gestores, em todas a suas áreas de atuação.
Definir prioridades por área de atuação e localidades. Definir quais áreas devem ter prioridade  de treinamento e aperfeiçoamento em atendimento pessoal.
Realizada de modo geral, com perguntas sobre todas as áreas de atuação do Poder Público; e ou por áreas específicas ( Saúde, Educação, Comunicação, Obras, etc…).

Tem como objetivo avaliar o ponto de vista interno das instituições, seus funcionário, diretores e assessores de 1º escalão.
Analisar os detalhes  para se ter a percepção do que pode construir ou destruir o relacionamento da equipe,  ajustar as deficiências, e ressaltar sua qualidades nos itens avaliados.
Buscar constantemente o aprimoramento do relacionamento interpessoal, pois uma equipe de colaboradores bem relacionada, constrói  uma população bem resolvida  e clientes satisfeitos.

Pode ser realizada:

em Áreas de Serviços Públicos ( Secretárias, repartições e gabinetes ).
em Empresas Privadas.

* Reuniões Técnicas :

Com informações internas  e externas em mãos, reuni-se os funcionários, servidores, gestores; afim de discutir os números avaliados e definir metas.

Identificar problemas e achar soluções dentro do próprio grupo  de pessoas, tentando motivá-los.

Criar o estímulo a reflexão, melhorar a comunicação na obtenção de idéias simples.

Buscar excelência em todos os serviços prestados pela instituição, para se  obter respeito da população e e seus clientes.